Flamengo x Vasco: Zico e Roberto Dinamite ‘roubando a cena’

AD 4nXccB6WNGe5jA7YI3W6F1GcCdzBcMZhjb25WQctPhx0fSfOIzsxRJK6z1yykw2kyP 1jzNeMLsvUUz zNevBB Dz ayK 1PCGzszPMLDvHAoJMoDaQJgTlsjHPfOrkwkgAitYTteVw?key=PmQ5JADHwEnXc MaQG79LEXn

Flamengo e Vasco são dois clubes sortudos por terem ídolos como Zico e Roberto Dinamite. Maiores que esses dois? Somente Pelé. A fama do Clássico dos Milhões passa muito por eles, adversários em jogos épicos, mas amigos eternos fora de campo.

Leia o artigo e confira partidas marcantes de Zico e Dinamite.

Decisão no Brasileirão de 1983

Era a quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1983. Vasco de Dinamite e Flamengo de Zico frente a frente. O Mengão levou a melhor em um jogo pegado no Maracanã.

Adílio abriu o placar no clássico com um toque no cantinho do goleiro Mazzaropi. Depois, a pressão exercida pelo Vasco surtiu efeito e Mozer acabou fazendo gol contra. 1 a 1 no Clássico dos Milhões.

Já no segundo tempo, Júlio César aproveitou a falha de Mazzaropi e mandou a bola para o gol. 2 a 1 para o Flamengo!

Zico não fez gol no clássico, mas teve uma atuação sem defeitos. O camisa 10 até deu uma caneta em Geovani, o Pequeno Princípe.

O Rubro-Negro se classificou para a semifinal do Brasileiro, eliminando o rival Vasco da Gama. Mais tarde, se sagrou tricampeão nacional.

AD 4nXcB6TgMr5xCZm4rmX54SIFDFPIefUTQ00zbXErARay4zl2uIwp8dIuaSO61q98JLQO57AoTpEUZ1mZEhc8FL5TJIxMoZH66TNkiTAD t kLLaIZmgkidMaHdXurGp8fjKjQQc7q?key=PmQ5JADHwEnXc MaQG79LEXn

1979: Hat-trick de Dinamite

Cariocão de 1979, época que o campeonato era valorizado e atraia mais pessoas. Dia 9 de setembro, Vasco e Flamengo jogaram no Maracanã. Um duelo que já chamava a atenção pelo brilho de Dinamite e Zico.

Cláudio Adão abriu o placar para o Flamengo logo aos 18 minutos. Porém, o garoto Dinamite apareceu. Com dois gols do ídolo vascaíno, o Gigante da Colina virou o jogo. 2 a 1.

Zico, camisa 10 da Gávea, fez a alegria dos flamenguistas ao empatar o confronto. No entanto, o Flamengo bobeou logo em seguida e Nélson entregou de presente mais um gol para o rival. Dinamite fechou o caixão nos minutos finais. 4 a 2 Vasco da Gama e três gols de Roberto.

Zico e Dinamite no mesmo time

24 de março de 1993. A despedida do maior ídolo da história do Vasco da Gama. Roberto Dinamite, eterno. Vasco e Lá Coruña, de Bebeto, se enfrentaram no Maracanã e o time espanhol venceu por 2 a 0. Mas não é o placar que importa nessa ocasião.

AD 4nXfd4EpYmtno4RvDM842vHvXCqKu18ZyYymBSQZWuijKtSw76f08zD4yF3rFQu9xoKsiZ7DG6MqYpxuEn7K7XIHCeg5fyGRyLl47qBN39HJGn7kCiSLFV1DvIw7IuXuDdJMi8nGG?key=PmQ5JADHwEnXc MaQG79LEXn

Foto: Fernando Maia

Muito amigo de Dinamite, Zico vestiu a camisa do Vasco e participou da despedida. Um momento histórico que explica muito bem a grandeza desses dois para o futebol brasileiro. Ídolos inquestionáveis, heróis de cinema.

Dinamite deu uma volta olímpica no Maracanã e agradeceu o carinho da torcida. Em 8 de janeiro de 2023, o ex-jogador foi vítima de um câncer no intestino e morreu. Zico foi ao velório e prestou homenagem ao amigo.

Em entrevista ao Podcast do Flow, em 2021, Dinamite explicou como nasceu a amizade com Zico. Segundo o ídolo vascaíno, a aproximação das famílias influenciou bastante para eles serem amigos.

“Meus pais e os pais dele estavam nos esperando, então nos encontrávamos. É muito legal, temos uma relação de muito respeito e troca. Para mim, foi o maior jogador da minha geração, com quem eu tive a honra de vestir a camisa da Seleção e nunca perdemos um jogo. Temos um carinho muito especial um pelo outro”, disse Dinamite.

Números

Dinamite e Zico se enfrentaram 42 vezes vestindo a camisa de Vasco e Flamengo. São 13 vitórias do Vasco, 12 triunfos do Flamengo e 17 empates. Dinamite mandou 22 bolas na rede e Zico, 14.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *